O estado de avançada degradação em que se encontra o viaduto Alcântara Santos – que liga a cidade Alta à Baixa de Maputo – poderá, se nada for feito nos próximos dias, causar graves danos, inclusivamente mortais, a quem passar pela marginal por baixo daquela estrutura.
Tudo porque as placas de betão armado que decoram a sua estrutura lateral e que ainda se encontram fixas, correm sério risco de desabar, à semelhança do que já aconteceu com algumas delas.
@ VERDADE passou pelo local na manhã desta terça- -feira e pôde constatar in loco o risco que o vulgar transeunte ou automobilista que circula no sentido Clube Naval – Baixa corre ao passar por ali.
No passeio do lado do mar e em parte do asfalto, jaziam os blocos de betão armado, cada um com 70 quilos de peso, que caíram nos últimos dias. É arrepiante só de pensar na massa brutal de um corpo destes a cair sobre uma pessoa!
Um engenheiro que visitou connosco a infra-estrutura, falando sob anonimato, assegurou-nos que a mesma não corre qualquer risco de derrocada, uma vez que estas laterais de betão são exclusivamente decorativas, mas aconselhou a entidade responsável a fechar imediatamente aquele troço da marginal, sob pena de a qualquer momento ocorrer uma tragédia.
VEJA NESTE VÍDEO O ESTADO DE DEGRADAÇÃO DO VIADUTO:
{youtube}KH-2_Isv4-w{/youtube}
Tudo é ainda mais paradoxal se no início da descida se atentar na placa que diz: “Projecto de reabilitação do viaduto ‘Alcântara Santos’ – Apoio CFM – Por uma cidade segura”.
@ VERDADE espera que as fotografias aqui publicadas sensibilizem as entidades responsáveis no sentido de agirem imediatamente.