Os preços do petróleo recuaram na quinta-feira em Nova York e em Londres, perdendo quase a totalidade do ganho conseguido na véspera, em um pregão marcado pela realização de lucros.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (“light sweet crude”) para entrega em Dezembro fechou a 79,62 dólares, em baixa de 78 centavos em relação ao fecho de quarta-feira. No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 90 centavos, a 77,89 dólares.
O mercado foi afectado pela realização de lucros, após a alta da quarta-feira provocada pela publicação do relatório semanal sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos e pela inesperada queda nos estoques do cru, explicou Jason Schenker, da Prestige Economics. “O relatório provocou uma forte volatilidade na quarta-feira, mas não mudou a situação básica: reservas de petróleo abundantes e estoques de produtos destilados próximos aos limites históricos”, lembrou o analista.
Desde o início da semana, o barril havia acumulado um ganho de 3,40 dólares. “Os preços evoluem em uma faixa estreita há uma semana, entre 77 e 81 dólares. O mercado busca uma brecha, mas os dados económicos seguem incertos”, disse Schenker, em referência ao relatória do Federal Reserve publicado na quarta-feira.
O Fed adverte para o excesso de otimismo sobre o estado da economia americana e de suas perspectivas. “O cálculo oferta/procura impede o mercado de superar os 80 dólares: é um quadro familiar que se repete”, observou Mike Fitzpatrick, da MF Global. Os investidores se mantêm prudentes diante dos números mensais do desemprego nos Estados Unidos, que sairão na sexta-feira e que têm um forte impacto sobre os mercados.