A Bolsa de Nova York terminou sem tendência definida esta quarta-feira, depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou a manutenção de sua taxa básica de juros perto de zero, medida que já era esperada: o Dow Jones subiu 0,31%, mas o Nasdaq caiu 0,09%.
O Dow Jones Industrial Average avançou 30,23 pontos, a 9.802,14 unidades, enquanto o Nasdaq, de alto componente tecnológico, recuou 1,80 ponto, para encerrar a 2.055,52 unidades, según cifras definitivas. O índice ampliado Standard & Poor’s 500, por sua vez, ganhou 0,10% (1,09 ponto), para terminar a 1.046,50 unidades.
Os dois índices mais abrangentes se mantiveram estáveis no fim da sessão. Uma certa volatilidade apareceu depois dos anúncios do Fed sobre sua política monetária, com o Dow Jones perdendo quase 100 pontos na última meia hora de negócios. “Os atores tentam definir se foi uma boa ou má notícia. O comportamento dos índices aponta que foi algo no meio do caminho”, observou Craig Peckham, da Jefferies. O Fed considerou que a economia americano continua ainda está se recuperando, mas manteve mesmo assim suas taxas próximas a zero, patamar vigente desde dezembro de 2008.
Além disso, indicou que o índice será mantido assim por um bom tempo, principalmente por causa das expectativas de inflação estável. Muitos receberam as notícias com decepção, disse Hugh Johnson, da Johnson Illington Advisors. “Esperam uma inflação mais alta que a prevista pelo Fed, ou então que o Fed não consiga retirar o excedente de liquidez do sistema antes que a inflação se instale. Acreditam que o Fed intervirá tarde demais para aumentar suas taxas”, disse o analista.
O mercado de bônus terminou em queda. O rendimento dos bônus do Tesouro a dez anos aumentou 3,546%, contra 3,473% na terça-feira, e o dos títulos a 30 anos a 4,434%, contra 4,337%.