Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Um ano depois, Obama diz ter afastado a ameça de ruína econômica

O presidente Barack Obama disse nesta quarta-feira, dia de aniversário de sua eleição histórica, ter afastado por um ano a ameaça de “ruína econômica” e ter realizado reformas das quais os Estados Unidos têm necessidade. “O trabalho continua, seguimos na boa direção”, disse Obama, que não programou grandes manifestações para a data, viajando ao norte do país para falar da educação, um de seus grandes alvos para mudar a América.

Obama considerou seu dever lembrar, sem maiores ênfases, a data de 4 de novembro de 2008, quando tornou-se o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos, num discurso sobre educação numa escola de Madison (Wisconsin).

O pronunciamento foi feito no dia seguinte da derrota sofrida por seus amigos democratas em eleições parciais. “Há um ano, os americanos foram às urnas em todo o país para votar na mudança”, disse recebendo uma ovação do auditório formado por alunos, pais e professores. “O dia da eleição foi um dia de esperança (…), mas foi também um dia grave porque sabíamos que estávamos confrontados a múltiplas dificuldades e que o povo americano seria posto à prova”, disse ele, invocando a crise financeira ou as guerras. Seu governo, instalado a partir de 20 de janeiro, tinha, então, duas “obrigações fundamentais.

A primeira consistia em salvar nossa economia de uma ruína iminente. E embora nos reste muito caminho a percorrer, fizemos avanços importantes”, disse ele. A ação de seu governo contribuiu para a saída da recessão neste verão (no Hemisfério Norte), “o ritmo das perdas de empregos diminuiu, mesmo que não esteja sendo muito rápido”, disse.

A outra obrigação consistia em “remover o abcesso de problemas que foram empurrados ano após ano, década após década”, declarou. Ele mostrou-se também orgulhoso de ter dado partida às reformas da saúde, da educação e da energia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!