Os exames finais do ano lectivo 2009, que hoje iniciaram em Moçambique, decorreram com normalidade, particularmente na cidade de Maputo, capital do pais. As primeiras informações referem que não se registou qualquer anomalia neste primeiro dia de exames que em todo o país abrangem mais de 1,4 milhões de alunos.
Esta cifra representa um aumento de 44 mil examinandos em comparação com o ano passado, segundo o Ministério da Educação e Cultura. Entretanto, alguns alunos que chegaram atrasados não foram permitidos entrar nas salas e fazer exames, segundo reza o regulamento.
Até 11 de Dezembro, serão examinados alunos da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes do ensino geral, bem como os estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ano do ensino técnico profissional. Os exames finais vão incluir também formandos dos cursos de professores e alunos dos programas de alfabetização de adultos.
Segundo o directornacional de Exames e Certificação do Ministério da Educação, Jafete Mabote, 47 supervisores e inspectores nacionais vão acompanhar o processo nas 11 províncias moçambicanas.