A Embaixada norteamericana em Maputo e o Governo moçambicano inauguraram hoje as novas instalações do Centro de Saúde José Macamo, localizado nos arredores da capital do país, após a sua reabilitação e ampliação. As obras foram financiadas com mais de 800 mil dólares desembolsado pelos fundos do Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América para o Alívio do SIDA (PEPFAR).
Esta reabilitação do Centro de Saúde, anexo ao Hospital Geral José Macamo, é parte de um projecto de cinco anos dirigido pelo (CDC), Centro de Controlo e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos da América (EUA) e o Centro Internacional para Programas de Cuidados e Tratamentos do SIDA (ICAP) da Universidade de Columbia, em parceria com o Ministério moçambicano da Saúde (MISAU).
Falando à jornalistas após a inauguração do centro, Josué Lima, do ICAP, explicou que, depois das obras, o Centro de Saúde José Macamo ficou três vezes maior em relação a capacidade anterior, podendo agora contribuir para melhorar os serviços de saúde de cerca de 327 mil pessoas residentes nas imediações do hospital.
“Em Moçambique, nós trabalhamos nas áreas de prevenção da transmissão de HIV/SIDA da mãe para o bebé, tratamento do HIV/SIDA, na área da saúde maternoinfantil,