O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), ao nível da província de Nampula, está a trabalhar afincadamente com vista a flexibilizar a distribuição de material de votação por forma a cumprir com o calendário estabelecido. Jacinto António, chefe do respectivo Departamento de Operação e Organização, afirmou, a propósito, que a maior dificuldade do seu sector deriva da insuficiência de meios de transporte para garantia da supervisão atempada do processo eleitoral em todos os distritos.
A título de exemplo, referiu que o STAE havia planificado 105 viaturas, na base de cinco em cada um dos 21 distritos, o que acabou por não ser concretizar em consequência de alegada falta de fundos para o efeito. Em alguns distritos, o STAE vai recorrer às viaturas do Estado, que, entretanto, não serão suficientes para cobrir as necessidades. Acrescentou o nosso interlocutor.
Com 183.1876 eleitores inscritos, Nampula contará com um total de 2.156 mesas de votação que serão distribuídas em 764 Assembleias de Voto, para além de um universo de 15.092 brigadistas, parte dos quais já em fase de formação.