O chocolate tem o poder de activar uma parte do cérebro que alivia a dor, tornando difícil parar de comê-lo, revelou um estudo divulgado na quarta-feira no Journal of Neuroscience nos Estados Unidos.
Beber água também tem um efeito parecido, segundo estudo liderado pela professora de neurologia Peggy Mason e o pesquisador em neurobiologia Hayley Foo, da Universidade de Chicago. Mason e Foo alimentaram ratazanas com uma barra de chocolate enquanto acendiam uma lâmpada elétrica sob suas gaiolas.
O calor irradiado pela lâmpada fazia com que as cobaias levantassem suas garras. Mas, quando comiam chocolate ou bebiam água, sua resposta ao calor se atenuava e não levantavam as garras com tanta rapidez.
E continuavam comendo. Mason sustenta que o acto de se alimentar estimulava uma parte do cérebro que controla as respostas do subconsciente, conhecida por aliviar a dor.
Esta forma natural de aliviar a dor, no entanto, contribui para a superalimentação e a obesidade entre os humanos, destacaram os cientistas.