O grupo empresarial moçambicano C. Mondego, SA, acaba de adquirir 67% das acções do grupo nacional NEF-Investimentos e Gestão de Participações Sociais, SA, do qual fazem parte a construtora de obras públicas CETA e a produtora de betão e inertes RIBEMOZ. A gestão de topo dos dois grupos passa a ser liderada por Manuel Pereira e Nelson Muianga.
Sobre esta junção de forças empresariais, Manuel Pereira afirma que “Moçambique precisa de ter um grupo nacional forte e capacitado na indústria de construção civil e obras públicas que responda às necessidades presentes e futuras do País. Serão precisas entidades nacionais fortes e habilitadas para participar nos grandes desafios do desenvolvimento do País”. Ainda sobre a entrada no Grupo NEF, Pereira refere que a mesma é consequência da “estratégia do Grupo C. Mondego em se expandir, diversificar o portfólio de negócio, internacionalizar-se e posicionar-se ao lado dos mais altos desígnios nacionais”.
A respeito da aquisição, Pereira afirma que esta vai “potenciar as operações de dois grandes grupos, assim como vai conferir maior robustez às empresas, possibilitando assegurar a continuidade das suas operações e a manutenção da valiosa experiência e força de trabalho existente e com larga experiência de mais de 40 anos”.
Por sua vez, Nelson Muianga diz que “o futuro constrói-se hoje. Esta é a hora de todos, e cada um de nós, saber estar à altura dos seus desafios. Os empresários devem se preparar para poderem ser capazes de responder às oportunidades e às dificuldades que surgem. Não podemos estar à espera que o futuro seja feito pelos outros. O mercado traz as oportunidades e as empresas nacionais devem se agregar, coexistir, ganhar músculo e força para estar à altura”.
Os dois gestores de topo sustentam que “com a crescente necessidade de desenvolvimento das infraestruturas económicas e sociais, a nível nacional e internacional, aliada aos grandes projectos de Oil & Gas, torna-se essencial a existência de um veículo empresarial nacional no sector de construção civil e obras públicas para participar nestes projectos”.
O Grupo C. Mondego, SA, fundado em 1998, é uma empresa de construção civil que opera em todo o território nacional e internacional, dedicando-se à execução de trabalhos de obras públicas, construção civil e projectos imobiliários. O Grupo NEF, criado em 2016 é, por sua vez, uma «holding», gestora de participações sociais do cluster de construção que integra a CETA e a Ribemoz.
A CETA foi criada em 1980 com a missão de construir o novo Moçambique independente, tornando-se na maior empresa de engenharia e construção no período pós independência. Em Maio de 2014, tornou-se uma das primeiras empresas nacionais da área de construção a ser certificada em Qualidade, por entidades internacionais, com o selo ISO 9001:2008, tendo nos últimos anos investindo nos seus processos produtivos e organizativos, através da sistematização de processos de trabalho, com a introdução de sistema SAP e com a sua descentralização operacional.
Segundo afiançaram ainda os gestores do Grupo, esta agregação de competências oferecerá ao mercado capacidade de resposta aos desafios de insfraestruturação do País.