Um navio de múltiplas funções, incluindo o de reabastecimento em combustível de outras embarcações no alto mar, incendiou-se por volta das 23:30 horas locais da última Quarta-feira, em pleno porto de pesca da capital provincial de Sofala, Beira, Centro de Moçambique.
O governador provincial, Alberto Vaquina, visitou ao meio do dia de hoje a embarcação que, apesar de os bombeiros continuarem no local até a altura da vista, tudo indicava que as chamas no navio “Sobrosa”, pertencente a Pescamar, já estavam controladas. “A situação está controlada em relação a questões ambientais, da vida do próprio navio, bem como do produto que o navio transporta”, disse a Directora Provincial de Pescas em Sofala, Nélia Domingos, falando a jornalistas no local da ocorrência.
A AIM apurou de outras fontes que o navio transportava algumas centenas de milhares de litros de combustível, mas que as chamas foram controladas antes de se propagaram para o respectivo deposito. Ainda não são conhecidas as causas que originaram o incêndio.