A Polícia moçambicana (PRM) desmantelou, no distrito de Chigubo, província de Gaza, no sul do país, um esconderijo de material bélico, contendo 14 armas do tipo AK47, uma peça do tipo PK e cinco caçadeiras de calibre 12.
O comandante provincial da polícia em Gaza, Xavier Tocoli, disse que a descoberta deste esconderijo foi possível graças a uma denúncia feita por camponeses, que em plena lavoura de seus campos de cultivo deram com este material enterrado.Segundo o comandante provincial, das 14 armas do tipo AK47 constam três semi-automáticas e entre elas nove estão em estado obsoleto.
Em conexão com o caso, segundo a fonte, citada pelo diário o “O Pais”, não houve detenções porque tratando-se de material enterrado há já bastante tempo é muito difícil descobrir quem terá praticado o acto. Durante o tempo que durou a guerra terminada com a Assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992, havia um quartel da Renamo naquela zona, facto que, segundo Tocoli, faz crer que o material tenha sido depositado ali naquela altura.