Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleições: acidentes de viação mancham a festa da campanha em Chiúre

Dois mortos e 33 feridos, 11 dos quais em estado grave, é o resultado de dois acidentes de viação ocorridos esta segunda-feira, na vila sede do distrito de Chiúre, sul da província nortenha de Cabo Delgado. Um dos acidentes, segundo o Comandante distrital da Policia da Republica de Moçambique em Chiúre, Matias Jacob, envolveu um camião de um privado que, na altura, transportava membros e simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que se encontravam na sua actividade de campanha eleitoral.

Este acidente, do tipo choque contra um obstáculo fixo, resultou em 10 feridos, entre os quais dois em estado grave. O camião sinistrado, cujo condutor saiu ileso, ficou parcialmente destruído. O outro acidente, que ocorreu cerca das 12 horas (duas horas após o primeiro acidente), envolveu uma carinha de transporte semi-colectivo de passageiros e foi do tipo despiste e capotamento. Como consequência, duas pessoas perderam vida e outras 23 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros.

De acordo com o comandante, dos 23 feridos, nove estão em estado grave. A reportagem da AIM esteve no Centro de Saúde de Chiúre, tendo testemunhado “in loco” o tratamento de alguns dos feridos. O Comandante da Policia presume que o excesso de velocidade tenha sido a causa provável dos dois acidentes. Estes sinistros ocorrem um dia após o arranque da campanha eleitoral com vista as eleições gerais e provinciais de 28 de Outubro próximo.

Alias, o presidente do MDM e candidato presidencial por esta formação politica, abriu a sua campanha, Domingo, aqui em Chiúre, antes de partir segunda-feira para a província do Niassa, com uma paragem no distrito de Balama (Cabo Delgado), onde espera pernoitar. Enquanto isso, a campanha eleitoral em Chiúre vem decorrendo num ambiente calmo, segundo confirmou Filipe Nhussi, membro da brigada central da Frelimo em serviço neste ponto do pais.

Desfiles, comícios e contactos portaa- porta são a tónica da campanha da Frelimo em Chiúre, onde, para alem do partido no poder, apenas o MDM se fez presente, pelo menos no primeiro dia. Quanto as outras forças politicas pouco se sabe, pois nas ruas e bairros não se vê vestígios de campanha, pelo menos até à tarde de segunda-feira. Mesmo o maior partido da oposição, a Renamo, não se fez a rua nestes dois dias da campanha, aqui em Chiúre.

Para, hoje, terça-feira, a Frelimo em Chiúre voltara a rua para apelar ao voto dos eleitores por forma a assegurar a continuação das realizações alcançadas no presente mandato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts