A lberto João, representante do Partido para Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD) no povoado de Nakopa, Posto Administrativo de Rapale, está a cumprir a uma pena de oito meses de prisão, segundo decisão do Tribunal Judicial distrital de Nampula.
Pesa sobre Alberto João, o crime de recolha ilegal de cartões de eleitores, naquilo que os órgãos de justiça consideram “flagrante violação dos dispositivos legais, em vigor no país”. Entretanto, a direcção do PDD emitiu já um comunicado de imprensa, no qual repudia a decisão do tribunal.
E segunda-feira , uma equipa da delegação provincial daquele partido, em Nampula, desloca- se à sede do distrito, em Rapale, levando consigo alguns profissionais de comunicação social afim de, alegadamente, apurar detalhes do sucedido. Entretanto, Sidónio Braz, membro da Comissão Nacional do PDD, justifica que a recolha de cartões tinha em vista confirmar as assinaturas de candidaturas de Raul Domingos (chumbado na corrida eleitoral pelo Conselho Constitucional) e do Partido para Paz, Democracia e Desenvolvimento.