O Instituto Médio de Formação em Administração Pública e Autárquica de Maputo(IFAPA) graduou sexta-feira, na cidade industrial da Matola, Sul de Moçambique, mais 169 novos técnicos médios.
Com esta 19ª graduação eleva para 1.224 o número de técnicos médios em Administração Pública e Autárquica, na sua maioria funcionários do Estado, já formados por esta instituição estatal nos últimos quatro anos. O objectivo do Governo é profissionalizar o Aparelho do Estado com vista a se alcançar a eficiência e eficácia na tramitação de documentos, bem como no atendimento ao cidadão.
O Governo decretou já uma medida segundo a qual os IFAPAs e o Instituto Superior de Administração Pública (ISAP), doravante, passam a formar e a capacitar apenas os funcionários do Estado. A medida visa principalmente inverter o actual cenário em que 67 por cento dos funcionários do Estado tem os níveis básico e elementar, cerca de 25 por cento tem nível médio e apenas oito por cento possui o nível superior.
Actualmente, o Estado emprega cerca de 177 mil funcionários e agentes do Estado. A cerimónia de sexta-feira foi testemunhada pela Ministra da Função Pública, Vitoria Diogo, pela Governadora da Província de Maputo, Telmina Perreira, entre outros convidados.