A Bolsa de Nova York terminou em ligeira baixa esta segunda-feira, após quatro semanas de alta e a espera da divulgação de dados econômicos essa semana: o Dow Jones perdeu 0,34% e a Nasdaq, 0,40%. O Dow Jones Industrial Average, que havia alcançado na sexta-feira seu nível mais alto desde novembro, caiu 32,12 pontos, a 9.337,95 unidades, e a Nasdaq, de alto componente tecnológico, perdeu 8,01 pontos, a 1.992,24 unidades.
O índice Standard & Poor’s 500, de composição mais ampla, teve queda de 0,33% (3,38 pontos), com 1.007,10. “O mercado merecia uma pausa”, afirma Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors. Wall Street registrou quatro semanas consecutivas de alta, durante as quais os índices avançaram cerca de 15%. O Dow Jones já recuperou 45% em relação aos seus níveis mais baixos, alcançados em março. “Não há pânico, mas sim uma falta de interesse pelas compras”, disse o analista.
Por sua vez, Peter Cardillo, da Avalon Partners, considera que os investidores estão “prudentes”, antes da publicação de uma série de dados econômicos esta semana. O mercado espera, principalmente, as conclusões da reunião do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano), que ocorrerá na terça e na quarta-feira. Os analistas procuram confirmação de que o Fed se mostrará mais otimistas quanto à situação econômica e dará indícios sobre a estratégia para os próximos meses.
O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 3,771%, contra 3,854% na sexta-feira à noite. Os títulos a 30 anos fecharam a 4,526%, contra 4,603%. O desempenho das obrigações evolui em sentido oposto aos preços.