A casa em que Gandhi viveu durante alguns anos na África do Sul foi colocada à venda por sua atual proprietária e tem atraído muitos interessados. Nancy Ball, que há anos espera um comprador ideal, que aceite preservar a herança histórica do imóvel, está surpresa com o número de ofertas que vem recebendo desde que a venda foi noticiada.
“Esta casa é como o fenômeno Susan Boyle (que virou estrela planetária depois de sua participação em um reality show). Há muito interesse na Índia e em outros lugares”. Entre 1908 e 1910, Ghandi se alojou de maneira descontínua nesta casa construída por seu amigo, o arquiteto Hermann Kallenbach. Desde então, a casa foi ampliada e modernizada, mas Nancy, uma artista americana, e seu marido, sul-africano quiseram conservar o espírito do lugar desde que a compraram, em 1981.
Gandhi (1869-1948) fez seu “batismo político” na África do Sul, onde viveu 21 anos entremeados por passagem pela Grã-Bretanha e a Índia, segundo Eric Itzkin, autor do livro “A Johannesburgo de Ghandi”.