Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Investimentos estão a mudar a face da Beira

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, destacou os níveis encorajadores de investimento que a segunda cidade politicamente mais importante do país, Beira, na província central de Sofala, está a registar desde o ano de 2004. “Encorajam nos os investimentos que vem sendo desenvolvidos nesta cidade, principalmente na componente de infra-estruturas”, disse Guebuza, falando momentos depois de ter inaugurado oficialmente o Hotel “VIP INN BEIRA”, pertencente ao grupo VIP.

Esta foi a primeira actividade de vulto que Guebuza realizou poucos minutos depois de ter desembarcado nesta cidade para uma visita de trabalho (vulgo presidência aberta e inclusiva) de quatro dias a Sofala. Em Sofala, Guebuza vai manter contacto directo com as populações e visitar empreendimentos sociais e económicos.

Depois de encerrar, próxima Sexta-feira, a sua presidência aberta a Sofala, Guebuza vai escalar, já no Sábado, o distrito Caia desta feita para inaugurar a ponte sobre o rio Zambeze, a Ponte Armando Guebuza. Para além de destacar o surgimento de mais uma unidade hoteleira na cidade da Beira, Guebuza falou também dos progressos que a cidade da Beira tem vindo a registar no abastecimento de água, educação, saúde, saneamento do meio, entre outras.

Falando perante vários convidados na inauguração do novo hotel, que funciona nas antigas instalações do Hotel Beira, Guebuza disse que até 2004 a cidade da Beira sofria de graves problemas de abastecimento de água, devido a intrusão salina, entre outros problemas. Mas, segundo disse Guebuza, graças a um investimento do Governo na ordem dos 589 milhões de meticais a cidade da Beira e a de Dondo passaram a ter água potável com elevado padrão por mais tempo e para mais pessoas.

Quanto ao saneamento do meio, Guebuza disse que está em curso um projecto na ordem dos 2,3 biliões de meticais para se sanar este problema que se manifesta de forma grave nesta cidade portuária. A reconstrução da linha de Sena é, segundo o Presidente, um outro impulso para o desenvolvimento desta região do país porque, através do porto local, serão escoadas milhares de toneladas do carvão de Moatize, açúcar de Marromeu, entre outros recursos.

Para o Presidente, o facto de o porto da Beira estar a ser dragado de uma forma permanente, graças a disponibilização de uma draga para o efeito, permitirá que navios de maior calado escalem a região. “A cidade da Beira tem estado a registar importantes marcos na luta contra a pobreza que encorajam mais pessoas a seguirem o mesmo exemplo”, vincou Guebuza.

Depois da inauguração do hotel, de três estrelas, 54 quartos e que emprega 80 moçambicanos, Guebuza visitou o centro de saúde urbano da Munhava, antes de orientar um concorrido comício popular no campo também da Munhava. Estes todos actos foram presenciados pelo Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, para além do Governador Alberto Vaquina, membros do Governo moçambicano e alguns do Corpo Diplomático acreditado em Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts