Arrancam em Setembro próximo os trabalhos de expansão da rede eléctrica ao distrito de Lalaua, a partir da derivação de Ribáuè, cujo projecto abrange, igualmente, os distritos de Mogincual e Nacarôa, além de alguns pontos administrativos considerados economicamente estratégicos e situados ao longo da linha, caso por exemplo, de Boila-Namitória.
Francisco Mucanheia, Secretário Permanente do Governo da Província de Nampula, assegurou que estão já disponíveis fundos necessários para o efeito, conquanto não tenha mencionado os montantes envolvidos no processo. E revelou que a Eletricidade de Moçambique está agora a proceder ao apuramento das empresas que irão executar as referidas obras.
A fonte referiu, ainda, que o governo está, também, empenhado na mobilização de recursos materiais e financeiros para a electrificação, até finais deste ano, do distrito de Mecúburi, e até 2010 concluir o ciclo de electrificação de todos os distritos da província de Nampula.
Estamos agora a finalizar a expansão da rede elétrica ao distrito de Eráti, de onde seguiremos para Nacâroa, cujos montantes estão já disponíveis. Anotou Mucanheia. Refira-se que apenas cinco dos vinte e um distritos da província de Nampula ainda não beneficiam da rede energética da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.