Esta informação foi facultada pelo Administrador do Distrito de Dondo, Luis Domingos Tomosene, numa entrevista concedida ao Diário do País, na última sexta-feira naquele distrito. Para Tomosene, o apoio ora referido, está ser feito no âmbito de um projecto denominado “crédito de habitação”, levado a cabo por esta instituição bancária em quase todo país. A fonte disse ainda que para além dos 700 , cerca de 300 do Conselho Municipal de Dondo, também estão a ser financiados pelo banco no âmbito do mesmo projecto.
Segundo o nosso interlocutor, este trabalho levado a cabo pelo Barclays, vai minimizar as dificuldades que os funcionários enfrentavam para construção de suas casas. “É de louvar o trabalho levado a cabo por este banco, na verdade quem sai a ganhar são os próprios professores, que vão poder ter casas melhoradas e pagá-las num período do tempo que talvez poupando salário, não conseguiriam construi-las”, disse a fonte. Num outro desenvolvimento, a fonte disse ainda que o distrito de Dondo tem vindo a registar um desenvolvimento bastante notório nestes últimos dias.
“Hoje temos três instituições bancárias, nomeadamente, Barclays, Millennium Bim e BCI, o que revela que a procura dos cidadãos neste sector é maior”, disse o administrador acrescentando que actualmente, a telefonia móvel é uma realidade em todos postos administrativos de Dondo, onde a população tem opções de escolha, entre a rede da mCel e a da Vodacom, tudo isto é reflexo do desenvolvimento que o distrito tem vindo a conhecer.
No que toca a crise de transporte, nestes últimos dias segundo a fonte, constitui um caso passado, o transporte aos poucos vai cobrindo a necessidade dos cidadão. “Os Transportes Públicos da Beira, (TPB) tencionam aumentar o número de autocarros que ligam o distrito e a cidade da Beira, realçando que “neste momento temos carros públicos que partem da Beira para Dondo e Dondo Mafambisse, e dentro em breve estes autocarros vão ser aumentados”, disse a fonte acrescentando que os alunos do curso nocturno que sofriam tanto para o regresso a casa, no segundo semestre vão ver este problema solucionado porque os TPB já confirmaram que farão de tudo para ajudar neste aspecto.
O administrador disse ainda que, o transporte ferroviário também tem vindo a crescer no distrito, “já temos transporte desde Beira, Dondo, Mafambisse e outros postos administrativos locais”, disse em jeito de fecho.