Cinco pessoas perderam a vida por afogamento e outra é dada como desaparecida nos distritos de Maxixe e Namaacha, nas províncias de Maputo e Inhambane. Num dos casos, as vítimas foram um casal e o seu filho. Elas encontraram a morte na manhã de terça-feira (23), após a canoa em que se encontravam a pescar ter virado no mar.
A canoa revolveu-se nas águas agitadas do mar devido a ventos fortes que se fizeram sentir naquele dia.
A família fez-se ao mar num dia em que as autoridades marítimas suspenderam as actividades de mais de 50 barcos que garantem a travessia entre as cidades de Inhambane e Maxixe, por causa do mau tempo.
Segundo o @Verdade apurou, o primeiro a afogar-se foi o filho do casal, tendo o pai encontrado a morte na tentativa de socorrer o seu descendente.
Um grupo de pescadores e residentes de Mônguè, naquela urbe, juntou-se às operações de busca e salvamento e conseguiram recuperar um cadáver preso a mangais.
Ainda na Maxixe, um miúdo de 17 anos de idade morreu igualmente afogado no rio Nhanombe, localidade de Phembe. O seu cadáver foi recuperado pelo Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP).
A mesma equipa resgatou também o corpo de uma outra criança de oito anos de idade, após afogar-se numa represa em Chimuhluanine, no distrito de Namaacha, província e Maputo.