Dois homens-bomba do Taliban mataram nesta quinta-feira pelo menos 27 pessoas e feriram cerca de 40 em um ataque contra autocarros que levavam cadetes de polícia recém-formados nos arredores do oeste de Cabul, capital do Afeganistão, disseram autoridades.
Os ataques ressaltam a ameaça à segurança do país cerca de uma semana antes de uma cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) em Varsóvia, na Polónia, onde líderes devem debater se mantêm o apoio ao governo de Cabul 15 anos depois de o Taliban ter sido expulso do poder.
Os autocarros verdes, claramente identificados como veículos da polícia, foram atacados e parcialmente destruídos quando se aproximavam da capital vindos da província vizinha de Wardak, espalhando destroços pela rua.
Uma autoridade do Ministério do Interior afirmou que no mínimo 27 pessoas perderam a vida e que 40 ficaram feridas no ataque durante o mês muçulmano sagrado do Ramadão, que transcorre desde o início de Junho.
Num comunicado, o Taliban afirmou que cerca de 150 policiais morreram e que dezenas mais se feriram. O porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, disse que o primeiro ataque visou um autocarro que transportava cadetes e instrutores.
Depois, à medida que socorristas e serviços de emergência chegavam, um segundo suicida lançou seu carro, repleto de explosivos, contra seus veículos, matando dezenas.