A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood estendeu um convite para 683 pessoas para se tornarem membros da organização, um número que duplica a do ano passado e que tem como claro objectivo conseguir a diversidade desejada pela entidade há alguns meses.
Dos 683 novos membros, 46% são mulheres e 41% são não-brancos, indicou a entidade em comunicado divulgado na quarta-feira.
Entre os convidados destacam-se os nomes de John Boyega, Idris Elba, Brie Larsson, Kate Beckinsale, Ryan Coogler, Michael B. Jordan, Emma Watson e latinos como América Ferrera, Luis Guzmán, Óscar Isaac, Sal López, Ignacio López Tarso, Eva Mendes, Silvia Pinal, Michelle Rodríguez e Jacob Vargas.
Nas palavras de Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, estes convites estenderam-se a nomes “que alcançaram um impacto duradouro sobre o público do cinema em todas as partes”.
“Esta classe mantém o nosso compromisso a longo prazo de acolher talentos extraordinários que trabalham no cinema de hoje em dia”, afirmou Isaacs.
Em Janeiro, a Academia anunciou uma série de mudanças com o objetivo de dobrar entre os seus membros o número de mulheres e pessoas de diversas raças até ao ano de 2020, uma medida com a qual pretende diminuir as críticas pela falta de diversidade nos prémios Óscar.
A polémica explodiu após a divulgação das nomeações na última edição dos Óscares, onde pelo segundo ano consecutivo não figurava nenhum actor negro.