A Irlanda garantiu nesta quarta-feira a última vaga nos oitavos-de-final do Campeonato Europeu(Euro) de futebol ao vencer uma selecção da Itália sem os seus titulares por 1 a 0, no estádio Pierre-Mauroy, em Lille, quebrando a invencibilidade do rival e assegurando a terceira colocação do grupo E.
O golo isolado foi marcado apenas aos 40 minutos do segundo tempo, pelo médio Robbie Brady, depois de uma série de oportunidades desperdiçadas pela selecção verde e branca, que só avançaria se conquistasse os três pontos na partida contra o líder já assegurado da chave.
Com a vitória, os irlandeses ficaram entre os quatro melhores terceiros colocados da fase de grupos do torneio, junto com Eslováquia, Irlanda do Norte e Portugal.
Albânia e Turquia, que ficaram logo atrás de primeiro e segundo dos grupos A e D, respectivamente, estão eliminados.
Na próxima fase, a selecção comandada por Martin O’Neill, que nunca havia avançado da etapa inicial da competição continental, pegará nas oitavas de final a anfitriã França, em jogo que acontecerá neste domingo, em Lyon.
A Itália, por sua vez, depois de vencer os dois primeiros jogos, sem sequer sofrer golos, já tinha a liderança garantida. Na próxima etapa, a ‘Azzurra’ encarará a Espanha, nesta segunda-feira, no Stade de France, mais uma vez, sem conseguir 100% nos três primeiros jogos do Euro ou do Mundial.
A última vez que a Itália terminou uma fase de grupos de competição importante com três vitórias, foi em 2000, também no Euro. Na ocasião, os comandados por Dino Zoff passaram por turcos (2 a 1), belgas (2 a 0) e suecos (2 a 1), nesta ordem.