Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comboio melhora a vida dos habitantes de Dondo

Comboio melhora a vida dos habitantes de Dondo
A entrada em circulação de carreiras normais de comboio de passageiros e carga na linha férrea de Sena está a contribuir significativamente no incremento da actividade económica e, consequentemente, na melhoria de condições de vida dos habitantes de Dondo, segundo referiu o administrador local, Luís Domingos Tomocene, quando apresentava um relatório por ocasião da visita do governador Alberto Vaquina.

“Sábado, 29 de Novembro, foi um dia histórico para os habitantes dos distritos de Dondo, Muanza, Cheringoma e Marromeu, em Sofala, em virtude de terem recebido o primeiro comboio de passageiros e carga, na linha férrea de Sena, num acto que ocorreu 25 anos depois da paralisação, como consequência directa do último conflito armado em Moçambique” – foi assim que publicámos nas nossas edições anteriores, em Dezembro de 2008, depois de o governador Vaquina ter procedido à inauguração do troço reconstruído para a circulação de locomotivas, meio de transporte considerado barato. 
 
As carreiras são efectuadas uma vez por semana, sendo aos sábados no sentido ascendente, isto é, da Beira a Marromeu numa extensão de 300 quilómetros, e aos domingos, de Marromeu à cidade da Beira. A linha férrea passa por Dondo, o mesmo acontecendo em relação à Estrada Nacional número seis (EN6), daí que este distrito seja apontado como pertença do corredor. 
 
“As carreiras de comboio estão aumentar o fluxo de passageiros, que carregam consigo diversa mercadoria, quer para consumo, quer para a comercialização, de um ponto para o outro e isto está a permitir que as pessoas melhorem a sua vida” – considerou Tomocene. 
 
No cômputo geral, o administrador de Dondo afirmou que “a situação política, económica e social do nosso distrito está a melhorar sobremaneira”. Estas palavras foram pronunciadas ao mesmo tempo que explicava sobre as actividades desenvolvidas entre 2004 e 2008 em prol dos 141.003 habitantes existentes nesta parcela da província de Sofala, conforme apurou a nossa Reportagem. 
 
Intervindo, Vaquina disse que a avaliar pelos dados numéricos apresentados, conclui-se que as actividades desenvolvidas nesse período estão a surtir um impacto positivo na vida dos cidadãos. “Nós estamos satisfeitos, por constatarmos que estão a ser empreendidos esforços para melhorar a vida das pessoas e devemos transformar os constrangimentos em desafios e estes desafios em acções que devem constar do nosso programa em prol dos habitantes” – comentou. 
 
Dados indicam que em 2004 havia 79 viaturas, número que passou para 345 unidades nas mãos dos privados. Também em 2004 eram 160 as casas de alvenaria, número que aumentou para 826 unidades pertencentes aos cidadãos. Em igual período, eram 75 moagens, mas agora a cifra passou para 114. Estes são apenas alguns indicadores de crescimento sublinhados por Tomocene. 
 
Existem no Dondo 216 fontes de captação de água potável, situando-se em mais de 71 porcento a taxa de cobertura, disse o administrador, afirmando que o desafio que existe é o de aumentar o número. 
No município de Dondo, com 71.644 habitantes, existem 28 fontanários e 118 bombas de água, quatro das quais inoperacionais, segundo o vereador para a área de Construção e Serviços Urbanos, Jerónimo Namauera, entrevistado pela nossa Reportagem à margem da sessão extraordinária orientada pelo governador Alberto Vaquina, que cumpre a sua visita de três dias ao distrito de Dondo. 
 
No comício que Vaquina orientou no mesmo dia no bairro de Macharote, os habitantes solicitaram a extensão da corrente eléctrica para a iluminação pública e apontaram a insuficiência de salas de aula na escola secundária. 
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!