Quinze elementos das milícias do movimento rebelde al-Shabab ligado à organização Al-Qaeda foram mortos num ataque perpetrado por uma força especial do Exército somali na região do centro da Somália.
Segundo a agência somali de notícias, que deu a informação esta quarta-feira, entre os mortos figuram três dirigentes do movimento. As forças armadas apreenderam igualmente equipamentos e armas que foram entregues às forças de manutenção da paz da União Africana.
No mesmo registo o Exército somali anunciou a destruição duma base militar do movimento al-Shabab na região da baixa Shabelle, no sudoeste do país.
Segundo um comunicado divulgado quarta-feira pelo siteo de informações “Nova Somália”, uma operação militar especial executada pelas forças especiais permitiu a destruir uma base militar e a eliminação de vários dirigentes do movimento rebeldes al-Shabab, indicando que a base visada era utilizada para depositar o “zakat” (imposto islâmico) imposto pelo movimento às populações da região.
O movimento afirmou, por seu turno, terça-feira, que os seus combatentes repeliram um ataque de soldados americanos numa das suas bases em Toradoro.