Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro-ministro do Japão deve adiar aumento de imposto e convocar eleições de novo

No fim de 2014, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, surpreendeu os mercados e os eleitores quando adiou um impopular aumento de imposto sobre vendas e convocou eleições. Menos de dois anos depois, a única surpresa será se ele não repetir a manobra.

Com o consumo fraco, um aumentos dos salários hesitante e desaceleração das economias emergentes afectando o crescimento do Japão, economistas apostam que Abe novamente adiará elevar o imposto para 10 por cento, contra os actuais 8 por cento.

Actualmente agendado para Abril de 2017, o aumento é visto por conservadores fiscais como vital para controlar a crescente dívida pública e os gastos com seguridade social. Descumprir a promessa feita no fim de 2014 de não adiar novamente a elevação do imposto daria a Abe motivo para convocar uma eleição para a câmara baixa do Parlamento para coincidir com votação para a câmara alta em Julho.

A sua coligação já detém ampla maioria na câmara baixa. Grandes vitórias nas duas Casas para o partido de centro-direita LDP, de Abe, e para parlamentares de ideologia semelhante aumentariam suas chances de conseguir começar a revisar a Constituição pacifista do Japão – manobra que Abe e a sua base conservadora têm em vista há muito tempo.

Dezoito dos 21 economistas consultados pela Reuters esperam que Abe adie o aumento do imposto sobre vendas e 15 esperam uma eleição. “Parece que ele (Abe) quer evitar qualquer impacto eleitoral da elevação do tributo, conseguir uma gestão de longo prazo e aumentar a possibilidade de revisar a Constituição”, disse Harumi Taguchi, economista do IHS Global Insight.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!