O Maxaquene venceu o Costa do Sol, no sábado(13), e empatou a um vitória para cada equipa a final feminina do torneio de abertura em basquetebol da cidade de Maputo, a decisão vai ser jogada na próxima terça-feira(16) no pavilhão do Maxaquene.
Derrotadas na sexta-feira(12), no primeiro jogo do “play-off” a melhor de três jogos, por 53 a 45 pontos só a vitória interessava as tricolores que assumiram as despesas da partida e assumiram a liderança do marcador vencendo o primeiro período.
Porém as canarinhas, comandadas por Deolinda Ngulela no banco e na quadra, mostraram que queriam sair do pavilhão com a taça e equilibraram a partida que foi para o intervalo empatada a 37 pontos.
A equipa de Lucília Caetano deu o tudo por tudo no terceiro período e abriu vantagem no marcador, enquanto as jovens canarinhas somavam ataques desperdiçados e lançamentos com pouca convicção.
Sete pontos era a vantagem do Maxaquene no início do último período, mas as canarinhas não atiravam a toalha ao chão, Iliana Ventura comandava a equipa e uma bomba de Elizabeth Pereira fez a cambalhota no placar, 62 a 61, quando faltavam apenas 2 minutos finais para o término do jogo.
O Costa do Sol aumentou a vantagem da linha de lances livres mas as tricolores, também de falta, mantiveram a desvantagem curta e empataram o jogo a 65 pontos. Depois as pupilas de Lucília Caetano fizeram nova reviravolta no marcador e venceram o jogo por 65 a 68 pontos.
A final vai agora ser decidida numa terceira partida agendada para terça-feira.