O aeroporto internacional de Pequim cancelou nesta sexta-feira um total de 83 voos e atrasou outros 143 pelos elevados níveis de poluição atmosférica com os quais a capital chinesa amanheceu, informou a rede de televisão oficial da China “CCTV”.
O governo municipal decretou um alerta laranja o segundo mais alto em uma escala de quatro níveis, enquanto as concentrações de partículas sólidas multiplicavam por 20 os níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desde as 6h locais Pequim regista uma densidade de partículas sólidas PM2,5 (as menores e prejudiciais para a saúde) no ar acima de 500 microgramas por metros cúbicos, com picos acima de 600, de acordo com as medições da Embaixada dos Estados Unidos da América.
A OMS considera não saudável a exposição durante 24 horas a concentrações de partículas PM2,5 no ar acima de 25 microgramas por metros cúbicos.
O nordeste da China se encontra imerso em uma densa camada de smog há várias semanas, o que levou a quase 50 cidades e duas províncias completas a emitir alertas por poluição.