O processo de matrículas para a 1ª classe, ou seja, que abrange crianças que completam seis anos de idade até Dezembro de 2016, termina a 31 deste mês. Porém, a província de Nampula inscreveu, desde início de Outubro passado, 130.463 petizes, de um universo de 257 mil crianças.
O número de crianças já matriculadas representa mais de 50%. O director provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, Raúl Nhamunhe, disse a jornalistas esperar que os pais e encarregados de educação inscrevam os filhos durante os dias que faltam.
Relativamente ao aproveitamento pedagógico no ensino primário, Nhamunhe mostrou-se preocupado com o facto de Nampula ter atingido, no global, apenas 63.1%. Apesar de ser um pouco acima dos resultados conseguidos nos anos anteriores, esperava-se uma percentagem maior. Todavia, houve progressos.
“As classes iniciais foram as melhores, a 2ª classe com 70% e a 7ª classe 65%. No ensino secundário fica há muito trabalho por fazer ainda”.
No próximo ano, o sector da Educação em Nampula vai contratar 1.290 funcionários, sendo 1.070 de nível DN4, formados nos Institutos de Formação de professores incluindo ADPP, 100 do escalão DN1, ou seja, com o grau de licenciatura, e 120 cuja categoria não foi especificadas.