Pelo menos três cidadãos, dos quais uma criança, perderam a vida e outros oito contraíram ferimentos graves e ligeiros, nesta semana, em consequência de dois sinistros rodoviários ocorridos nas estradas da cidade de Nampula.
O excesso de velocidade, as deficiências mecânicas e a inobservância das regras elementares de condução são consideradas as principais razões por pessoas que testemunharam a desgraça que semeou luto em duas famílias. A primeira tragédia deu-se na tarde de quarta-feira (16), na Estrada Nacional número um (EN1), Avenida do Trabalho, nas imediações do cemitério novo, na cidade de Nampula.
O acidente do tipo despiste e atropelamento pós termo a vida de um jovem não identificado. Mas o @Verdade soube que se chamava Zerinho e aparentava ter 25 anos de idade. O sinistro envolveu uma viatura de 15 lugares, cuja chapa de inscrição não apuáramos, e que fazia chapa naquela urbe.
O carro a que nos referimos transportava passageiros do centro urbano com destino à Muatatala. Segundo Santos Cardoso, cidadão que presenciou a desgraça, o automobilista conduzia a alta velocidade quando, de repente viu com um camião de grande tonelagem à sua frente.
Tentativas de evitar embate contra o veículo em questão, que se fazia no sentido contrário a do minibus, culminaram com o despiste e atropelamento da vítima que viria a morrer no local.
O segundo caso, que ceifou a vida de uma cidadã identificada por Ermelina Castro, de 28 anos de idade e sua filha, registou-se na manhã da quinta-feira (17), na zona de “22 de Agosto”, sito no Muahivire-Expansão. O incidente envolveu um camioneta que transportava passageiros da cidade de Nampula para a vila sede distrital de Mogovolas.
A camioneta capotou momentos depois de uma das rodas de frente ter estoirado, numa altura em que a viatura circulava a alta velocidade, o que não permitiu ao motorista dominar o volante. A criança, segundo Márcia Damião, uma das sobreviventes, morreu no local e a sua mãe pereceu a caminho do hospital.
Entre os feridos, os graves foram evacuados para Hospital Central de Nampula (HCN) e os que contraíram ferimentos ligeiros foram encaminhados para o Centro de Saúde de 22 de Agosto.
De referir que a Polícia da República de Moçambique a nível da província de Nampula disse estar a desencadear actividades diversas, com destaque para a educação cívica que visa sensibilizar as pessoas para se fazerem às vias com cuidado. Para além disso são aplicadas multas aos infractores do Código da Estrada, mas a sinistralidade rodoviária persiste.