Um cidadão de 26 anos de idade, cuja identidade não foi revelada, é acusado de ter abusado sexualmente da sua irmã de 12 anos de idade, na cidade da Matola, município com o mesmo nome, na província de Maputo, e já está preso. O crime aconteceu debaixo do tecto dos pais e durante a ausência destes.
O @Verdade apurou que a vítima não está a beneficiar de nenhum acompanhamento psicológico em virtude dos abusos a que foi submetido pelo irmão mais velho. O presumível violador não beneficia, também, dos serviços de nenhum psicólogo para se apurar a sua sanidade mental.
Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse à jornalistas, num briefing, que a crianças e o estuprador nasceram da mesma mãe, mas têm pais diferentes, e vivem na mesma casa. “O jovem forçou a cúpula na ausência dos pais. Os exames médicos confirmaram a ocorrência”.
Sobre esta situação, Inácio Diana repudiou totalmente a atitude do miúdo e alertou aos pais e encarregados de educação para que estejam atentos a “alguns comportamentos possíveis de notar entre pessoas de sexos opostos e do mesmo grau de afinidade” ou não. “O jovem devia proteger a irmã”, vincou o agente da Lei e Ordem e afirmou que “a lei não tem contemplação” e ele está detido para responder pelos seus infames.