O Comité Provincial da Frelimo em Nampula elegeu, no princípio da noite de ontem, 44 candidatos efectivos e igual número de suplentes à Assembleia da República no próximo mandato. A eleição dos 44 candidatos provém de um universo de 170 concorrentes, cujo processo foi descrito como transparente, livre e justo.
Agostinho Trinta, secretário do comité e chefe do gabinete provincial de preparação de eleições ao nível da Frelimo, disse que a seu partido criou todas as condições para a materialização do evento. Discursando no encerramento da IV sessão extraordinária da Frelimo, apelou aos recém-eleitos no sentido de darem continuidade aos objectivos daquela formação política, sobretudo na mobilização das populações nas acções de combate contra a pobreza.
Por seu turno, Manuel Jorge Tomé, membro da comissão política e cabeça de lista pelo circulo eleitoral de Nampula, afirmou que o seu partido está preparado para ganhar, de forma retumbante, nas eleições provinciais e gerais agendadas para 28 de Outubro.
Enalteceu o apoio prestado pela população da província, e, de forma particular, pelos municípios de Nacala-Porto, Monapo, Ilha de Moçambique, Angoche, Ribáuè e Nampula-Cidade, que permitiu a vitória da Frelimo e dos seus candidatos nas eleições autárquicas . Tomé alertou que compete aos recém- eleitos a responsabilidade de garantir que as eleições de 28 de Outubro sejam ganhas pela Frelimo e o seu respectivo candidato, Armando Guebuza.