O Zenit São Petersburgo tornou-se nesta quarta-feira a única equipe a ter vencido as quatro primeiras partidas que disputou pela fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus em futebol ao bater o Lyon por 2 a 0 em pleno Stade de Gerland, com dois golos de Dzyuba.
Com 100% de aproveitamento em quatro jornadas, o actual campeão russo soma 12 pontos no grupo H e pode ser alcançado apenas pelo Valência, que ainda é vice-líder do grupo, com seis, apesar da derrota sofrida com o Gent por 1 a 0, fora de casa. A equipe belga é a terceira colocada, com quatro pontos, enquanto o clube francês segura a última posição, com um, e está praticamente eliminada.
O começo de jogo foi morno, com as duas equipes se estudando e receosas quanto a se exporem. O Lyon atacava mais, mas foi o Zenit quem chegou ao golo, aos 25 minutos, com Dzyuba. Hulk acelerou pela direita, ultrapassou dois marcadores e tocou para trás para o atacante russo, de pé direito, só ter o trabalho de marcar para fazer 1 a 0.
A equipe da casa tentou não se abalar com a desvantagem no placar e reagir rapidamente.
Na etapa final, a estratégia do Zenit foi parar o ataque adversário a todo custo, inclusive com faltas, e contra-atacar. A escolha deu certo, e aos 12 minutos Dzyuba fez mais um, com outro passe de Hulk. O brasileiro arrancou em alta velocidade e serviu o russo, que tocou na saída de Lodygin.
A missão do representante da França, que já era difícil, tornou-se ainda mais complicada aos 28, quando o capitão da equipe, Gonalons, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Em Gent, o único golo do confronto, marcado para o clube da casa diante do Valência, aconteceu aos quatro minutos da segunda etapa. Barragán colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro marcou penalti, que Kums bateu e converteu.