Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reabilitação da ponte sobre o rio Meculumba

Pouco mais de um milhão de dólares americanos serão aplicados nas obras de reabilitação da ponte sobre o rio Meculumba, localizada no distrito de Memba, que estabelece acesso aos postos administrativos de Chipene e Lúrio, duas regiões potencialmente agrícolas e ricas em recursos florestais e faunísticos daquela parcela de Nampula.

As obras em questão deverão arrancar no próximo mês e terão uma duração de um ano, de acordo com Palmiro Mavila, delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Nampula, que precisou que as mesmas consistirão na construção de um tabuleiro de betão sobre os pilares da ponte. Recorde-se que aquela infraestrutura social foi alvo de sabotagem por parte da guerrilha da Renamo que, propositadamente, ateou fogo sobre o tabuleiro de madeira, deixando a descoberto os pilares de betão, que, entretanto, não sofreram qualquer dano.

Devido à dificuldades de acesso, os produtores daqueles pontos têm comercializado a sua produção no vizinho distrito de Mecufi, em Cabo Delgado. E o atraso que Chipene e Lúrio registam em termos de infra-estruturas sociais e económicas é apontado como resultante da falta de possibilidade para o escoamento de material de construção por parte dos empreiteiros

O rio Meculumba está povoado de crocodilos que todas as épocas chuvosas fazem vitimas humanas. Por tal razão, as populações ficam isoladas da sede do distrito cerca de oito meses por ano, facto que dificulta, sobremaneira, o abastecimento de medicamentos às unidades sanitárias locais e de produtos manufacturados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts