Na capital moçambicana, três pessoas perderam a vida, cinco contraíram ferimentos graves e outras nove tiveram traumas ligeiras, em consequência de oito acidentes de viação, na semana de 30 de Março último a 05 de Abril em curso.
Segundo Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) a nível da cidade de Maputo, destes sinistros rodoviários, quatro foram do tipo atropelamento, dois choques entre veículos, um despiste e capotamento e igual número de embate contra obstáculo fixo.
O agente da Lei e Ordem lamenta o facto de alguns condutores abandonarem os sinistrados. De acordo com ele, na semana passada, três pessoas vítimas desta situação foram deixadas à sua sorte pelos condutores. Mas, felizmente, houve uma pronta intervenção da corporação policial logo que se apercebeu do problema. Em conexão com os referidos incidentes, três indivíduos encontram-se a detidos numa subunidade da PRM.
No âmbito do combate à sinistralidade rodoviária, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 5.749 viaturas, apreendeu 27 por diversas irregularidades e passou 1.395 avisos de multa aos infractores. Na mesma operação, a corporação submeteu ao teste de alcoolemia um total de 149 condutores. Destes, 47 foram surpreendidos a conduzir sob o efeito do álcool.