Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Qualificação para os Jogos Africanos: “Mambinhas” vencem primeiro duelo com as “Estrelas Negras”

Qualificação para os Jogos Africanos: “Mambinhas” vencem primeiro duelo com as “Estrelas Negras”

A selecção nacional de futebol na categoria de sub-23 derrotou no sábado (21) a sua congénere do Gana, por uma bola a zero, em partida da primeira mão da segunda e última eliminatória de acesso aos Jogos Africanos a serem realizados no Congo Brazzaville em Setembro do ano em curso. O golo do combinado nacional foi marcado por Salomão (a meias com Koyo).

Apesar de jogar em casa, logo que o árbitro deu ordem para que se iniciasse o jogo, a selecção moçambicana entregou as rédeas de jogo aos ganenses, ou seja, nos primeiros instantes Moçambique respeitou demasiadamente as “Estrelas Negras”.

Mesmo com o domínio em termos de posse bola, nos primeiros 15 minutos o conjunto forasteiro não criou nenhuma jogada digna de registo.

Todavia, o Gana foi a primeira equipa a visitar a baliza contrária. Decorria o minuto 16 quando Muntari, com um passe magistral, descobre Muhammad que decaiu da direita para o meio, e rematou cruzado mas a bola passou por cima da barra transversal da baliza de César.

Na resposta dos moçambicanos, depois de uma excelente combinação com Talapa, Osvaldo, do meio da rua, rematou forte para uma defesa segura de Enicofon.

O jogo parecia repartido, visto que a formação que atacava era perigosamente correspondida. Aos 19 minutos, as “Estrelas Negras” estiveram perto de inaugurar o marcador. Na sequência de uma perda de bola de Naftal na zona intermediária, Ashia lançou Ralmon que, perto da quina da área, rematou em arco, mas o esférico passou a escassos centímetros da barra transversal da baliza à guarda de César.

Volvidos três minutos, ou seja, à passagem do minuto 22, surgiria a resposta moçambicana. Depois de ganhar um despique com Gyanf, Naflal, à entrada da grande área, rematou forte, mas a bola passou ao lado da baliza de Enicofon.

Os moçambicanos já estavam galvanizados, visto que conseguiam anular as investidas do seu adversário, sobretudo na zona intermediária. Aos 30 minutos, Luís combina com Clésio e aparece à frente do guarda-redes, mas o dianteiro moçambicano, com tudo para fazer o golo, remata ao lado.

Antes do intervalo os forasteiros responderiam por intermédio de Muntary, mas o seu remate saiu à figura de César. Com o nulo foi-se para o descanso.

Segunda parte com domínio moçambicano

Ao contrário do sucedido na primeira parte, na segunda Moçambique entrou na mó cima e, volvidos dois minutos, esteve perto de inaugurar o marcador. Clésio, com um passe magistral, isola Luís e este remata rasteiro para uma excelente defesa de Enicofoni.

Onze minutos depois, surgiria a resposta das “Estrelas Negras”. N sequência de sucessivas de trocas de passes na zona intermediária, Muntari rematou forte mas a bola saiu ao lado da baliza de César.

Insatisfeito com a prestação da equipa nacional, João Chissano fez duas alterações no seu xadrez, tirando Talapa e Manucho e fazendo entrar Gildo e Reinildo. Moçambique aumentou a sua avalanche ofensiva. Nesta etapa, para quebrar o ritmo dos moçambicanos, os forasteiros optaram pelo anti-jogo.

Aos 79 minutos, o recém-entrado Gildo, do meio da rua, rematou forte e a bola saiu a escassos centímetros do poste direito da baliza de Enicofon. Era o aviso porque, volvidos seis minutos Moçambique inauguraria o marcador.

Na sequência de um canto cobrado por Gildo, Salomão desvia a bola para a baliza mas, antes de entrar e beijar as redes, esta bate em Koyo. Apesar de ter sido o jogador ganês o último a tocar na bola, o golo foi atribuído ao defesa moçambicano.

O 1 a 0 manteve-se até o final do tempo regulamentar. Com este resultado Moçambique parte em vantagem para o jogo da segunda mão que se realiza daqui a 15 dias na capital do Gana, Acra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!