A selecção nacional de futebol na categoria de sub-23, vulgo “Mambinhas”, transitou para a segunda e última eliminatória de acesso aos Jogos Africanos, Congo Brazzaville-2015. No confronto da segunda mão da primeira eliminatória, o combinado nacional derrotou os ugandeses por 4 a 1 na marcação das grandes penalidades.
Com o empate a zero bolas na partida da primeira mão realizada na capital moçambicana antevia-se uma missão espinhosa para a equipa de João Chissano, todavia o conjunto moçambicano conseguiu anular as investidas do seu rival, que mesmo jogando em casa não conseguiu repetir a performance exibida no primeiro confronto.
Os dois conjuntos terminaram o período regulamentar com o nulo no marcador e foram submetidos a um prolongamento de 30 minutos, porém, o empate prevaleceu até o final da prolongação.
Com o nulo, para se encontrar o conjunto que seguiria para a segunda eliminatória recorreu-se a lotaria das grandes penalidade e o guarda-redes moçambicano, Cesar, ao defender dois castigos máximos, foi preponderante para a passagem de Moçambique para a próxima ronda.
A equipa de João Chissano acertou quatro vezes com as redes contra apenas uma dos ugandeses e, por via disso, vai medir forças com a poderosa Gana na segunda e última eliminatória de acesso aos Jogos Africanos.