Envolvido numa disputa que promete ser dura até o final por uma vaga na próxima Liga dos Campeões Europeus, o Arsenal conseguiu um resultado importante neste domingo ao vencer o Manchester City por 2 a 0 fora de casa, em jogo válido pela 22ª jonada do Campeonato Inglês de futebol.
A vitória dos ‘Gunners’ os levou ao quinto lugar, com 39 pontos, apenas um a menos que o Manchester United, que aparece em quarto e seria o último classificado para o torneio continental caso o Inglês terminasse hoje.
O resultado também influencia na briga pelo título e deve ser comemorado pelos adeptos do Chelsea. Os ‘Blues’, que no sábado golearam o Swansea por 5 a 0 no País de Gales, têm agora cinco pontos de vantagem para o City, segundo colocado.
Os números eram favoráveis aos ‘Citizens’, que estavam invictos há 12 partidas na ‘Premier League’ – 9 vitórias e 3 empates – e haviam perdido no estádio Etihad apenas uma vez, para o Stoke City, ainda na terceira jornada.
Mas os comandados de Arsene Wenger derrubaram essas estatísticas e uma outra: a equipe de Manchester não perdia por dois ou mais golos de diferença nos seus domínios pelo Inglês desde outubro de 2010, quando levou 3 a 0 do próprio Arsenal.
A vitória dos ‘Gunners’ começou a ser construída aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Monreal sofreu penálti. Cazorla cobrou no canto esquerdo, superou o guarda-redes Hart e fez 1 a 0.
O próprio Cazorla teve participação fundamental no segundo golo, aos 22 da etapa final. O médio espanhol cobrou falta, a defesa parou e Giroud marcou de cabeça para a rede.
Também neste domingo, o West Ham, sétimo colocado, fez as pazes com a vitória ao bater o Hull City por 3 a 0 no Upton Park. Os ‘Hammers’, que chegaram a estar na quarta posição, não venciam há quatro jornadas, mas quebraram o jejum com golos de Carroll, Amalfitano e Downing.