Pelo menos 40 cidadãos morreram, 33 contraíram ferimentos graves e 31 tiveram traumas ligeiras em resultado de 62 acidentes de viação ocorridos entre 30 de Dezembro e 05 de Janeiro corrente em diferentes estradas do território moçambicano.
Os acidentes consistiram em 28 atropelamentos, 16 choques entre viaturas e motos, 10 despistes e capotamento, seis embates contra obstáculo fixo e duas quedas de passageiros, segundo o porta-voz substituto do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Orlando Mudumane.
De acordo com ele, a província de Cabo Delgado, foi a que registou mais sinistros rodoviários no período em alusão, com 17 casos. A Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou pelo menos 26.451 veículos, dos quais apreendeu 59 por diversas irregularidades e emitiu 4.017 avisos de multa contra os infractores das regras elementares de condução.
Na mesma operação, a Polícia apreendeu 88 cartas de condução alegadamente porque os seus titulares conduziam embriagados e deteve cinco indivíduos por condução ilegal.
Refira-se que de 30 de Dezembro a 05 de Janeiro, os agentes da Lei e Ordem detiveram 1.665 cidadãos acusados de prática de vários crimes, dos quais 1.577 por violação de fronteiras.