Olá. Eu gostaria de saber se uma infecção urinária pode originar uma Doença de Transmissão Sexual?
Querido leitor ou leitora. Obrigada pela tua pergunta. Ela deixou-me curiosa também, porque tenho a impressão de que muitas pessoas confundem a infecção urinária com infecções de transmissão sexual por causa dos sintomas que podem ser similares.
A literatura e informação médica diz que uma infecção urinária não se torna uma infecção de transmissão sexual e também não se transmite de uma pessoa para outra.
A infecção urinária é muito mais comum nas mulheres do que nos homens. Assim, pode acontecer que as bactérias que se encontram na urina da mulher se espalhem pela vagina e pela vulva, transportando-as e causando outro tipo de infecções. Estas infecções que se desenvolvem na vagina podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.
Mais ainda: nas mulheres, as dores que se sentem na bexiga e nos rins podem ser confundidas com as dores que as mulheres sentem na zona pélvica quando se tem alguma lesão interna ou infecção de transmissão sexual, daí que a pessoa pode também pensar que tem uma ITS quando tem apenas uma infecção urinária.
A minha sugestão é que voltes ao médico, faças exames mais apurados e peças que o médico explique exactamente a gravidade/magnitude da tua infecção. Depois de receberes o tratamento, é necessário que cumpras com rigor o tratamento recomendado.