Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina quando é que se diz que uma mulher está no período fértil

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Quando é que se diz que uma mulher está no período fértil? E quantos dias são?

Olá amigo ou amiga. O período fértil faz parte de uma fase do ciclo menstrual. Este não é igual em todas as mulheres. É preciso saber primeiro se o ciclo é regular, isto quer dizer que ele chega em intervalos certos (21, 28 ou 31 dias), ou se ele é irregular (vem a qualquer momento do mês, às vezes em duas ocasiões).

Dependendo do intervalo entre os ciclos, é possível depois disso fazer-se a contagem até ao início do período fértil. O primeiro dia do ciclo é o dia que a mulher vê o sangue da menstruação, que dura entre 3 a 7 dias, em média.

Por volta de sete a dez dias depois do último dia da menstruação, o útero inicia uma nova fase de preparação para receber o óvulo que será (provavelmente) fecundado pelo espermatozóide. Este período, que se chama de período fértil, dura em média 5 a 7 dias e culmina com a chegada do óvulo no útero. Se fizer sexo neste período, a mulher pode ficar grávida.

Entretanto, se tem um ciclo menstrual irregular, este processo não acontece de forma tão linear, tornando a coisa ainda mais complicada. Por essa razão, a melhor forma de evitar a gravidez é usando pílulas contraceptivas e o preservativo. A vantagem do preservativo é que também ajuda na prevenção de Infecções de Transmissão Sexual. Boa saúde.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!