Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Separatistas têm vitória histórica na Groenlândia

O partido separatista de extrema esquerda Inuit Ataqatigiit (IA) obteve uma vitória histórica nas eleições legislativas na Groenlândia, derrotando os social-democratas do Siumut, no poder há 30 anos.

O IA (Comunidade Inuit), principal partido opositor, recebeu 43,7% do votos, 21,3% a mais que nas eleições de 2005, e se tornou o maior partido no Landsting, o Parlamento local deste território semiautônomo da Dinamarca no Atlântico norte.

O Siumut, que caiu 3,9%, a 26,5%, registrou o pior resultado desde 1979, quando foi instaurado o regime de autonomia interna da ilha. O presidente do IA, Kuupik Kleist, agradeceu os simpatizantes do partido. Kleist, que é um cantor popular na ilha, é considerado um Leonard Cohen do arquipélago.

O estatuto de autonomia, que abre o caminho para a independência do território, foi refrendado com mais de 75% dps votos em novembro do ano passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts