Uma criança com poucos meses de vida caiu numa latrina na ausência dos progenitores, na terça-feira (19), no bairro 7 de Abril, no município de Catandica, distrito de Báruè, na província de Manica.
O pior não aconteceu graças à pronta intervenção dos vizinhos após o pedido de socorro por parte da irmã mais velha de vítima, de oito anos de idade. O incidente deu-se na zona de Piscina, naquela região.
Um cidadão identificado pelo nome Rafela António Mandiquisse, que resgatou a bebé, de um ano de idade, contou que a irmã da criança apareceu na sua casa aos gritos e pedindo ajuda. Ele, por sua vez, mobilizou outros vizinhos e foram socorrer o bebé. A irmã mais velha da vítima disse que a mãe sai de casa bastante cedo em direcção ao trabalho e regressa à noite.
Uma equipa da Rádio Comunitária Catandica e Rafela Mandiquisse levaram o bebé para o Hospital Distrital de Catandica, onde o director clínico, Jampulo Mariza, assegurou que a criança está fora de perigo.
Jampulo Mariza apelou aos pais e encarregados de educação para não deixarem as crianças sozinhas em casa e em casos como este as vítimas devem ser encaminhadas imediatamente a uma unidade sanitária mais próxima.