A jovem norte-americana Katie Ledecky estabeleceu um novo recorde mundial nos 400 metros livres durante o Campeonato Nacional de Natação nos Estados Unidos, enquanto Michael Phelps teve dificuldades na piscina e não passou de um 6º lugar nos 100 metros costas.
Ledecky, de 17 anos, marcou o tempo de 3min58s86, superando o recorde anterior de 3:59:15 da italiana Federica Pellegrina, batido em 2009, antes que os trajes tecnológicos fossem banidos da natação. Ledecky é agora a primeira norte-americana a deter os recordes mundiais dos 400, 800 e 1.500 metros livres ao mesmo tempo desde Janet Evans.
“Para ser honesta, não pensei muito nisso”, disse a campeã olímpica de 2012 nos 800 metros livres à NBC. “Eu só queria nadar bem e em um bom tempo. Consegui, e por isso estou feliz.”
Já Phelps teve um início ruim de prova e não chegou a desafiar os primeiros colocados nos 100 metros costas. A vitória foi do campeão mundial e olímpico Matt Grevers, que marcou 52s75 segundos, o terceiro tempo mais rápido do mundo neste ano. Depois da aposentadoria, Phelps ficou mais de um segundo atrás do vencedor, marcando 53s95, numa prova que não é exatamente a sua especialidade –portanto, seu desempenho não foi uma surpresa.
“Qualquer objetivo que eu tenha em mente, eu sei que posso conquistar”, disse Phelps. “Não vou usar como desculpa o fato de ter parado (por quase dois anos).”
No campeonato mais importante desde sua volta às piscinas em maio, o nadador 18 vezes campeão olímpico terminou em sétimo nos 100 metros livres na quarta-feira e em segundo nos 100 metros borboleta na sexta.