O consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo as de fabrico caseiro, continua a ser uma das principais preocupações, não apenas das autoridades governamentais, mas, também, de toda a sociedade moçambicana, sem excluir os próprios consumidores dependentes deste produto prejudicial à saúde. É neste contexto que o realizador moçambicano, Diovargildo Vasco Chaúque, a partir do seu novo filme intitulado “O Provedor”, consciencializa as pessoas sobre os perigos do alcoolismo. A obra será apresentada, em estreia, no dia 27 de Junho, a partir das 17.30 horas, no Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, em Maputo.
Com “O Provedor”, Diovargildo enriquece o conjunto de instrumentos (livros, dança, teatro, música) utilizados na consciencialização da sociedade sobre este mal que fustiga a juventude moçambicana, retardando o desenvolvimento social do país.
O filme mostra que o consumo excessivo do álcool, particularmente pela mulher grávida, pode contribuir para um elevado índice de crianças que nascem com deficiências neurológicas que interferem negativamente no seu processo de aprendizagem.