Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical com depreciação acumulada de 2,27% em Maio face ao USD

A divisa moçambicana, o Metical, registou em Maio de 2014 uma depreciação acumulada de 2,27% e anual de 4,41%, face ao USD. Esta situação é equivalente a uma apreciação mensal de 0,07%, segundo o Banco de Moçambique (BM), acrescentando que face ao Rand a moeda nacional registou uma depreciação acumulada de 2,82% e apreciação anual de 1,02%.

Entretanto, e segundo dados provisórios relativos ao último dia de Maio de 2014, as reservas externas líquidas registaram uma redução mensal do seu saldo estimadas em cerca de 23,9 milhões de dólares, para USD 3.177,2 milhões, o que, em termos de reservas internacionais brutas, equivale a 4,5 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais.

Esta situação é explicada pelas vendas líquidas de divisas no montante de USD 91,6 milhões e pelos pagamentos diversos efectuados pelo Estado no valor global de USD 21 milhões, entre outras operações, segundo o banco central moçambicano.

Esta instituição realiza, entretanto, esta quarta-feira, na cidade da Matola, as suas quartas jornadas científicas, subordinadas ao tema Mecanismo de Transmissão da Política Monetária em Moçambique.

O tema foi escolhido tendo em conta as transformações estruturais que a economia moçambicana tem vindo a registar e que colocam desafios aos processos de formulação e implementação da política monetária.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts