Uma jovem indiana foi assassinada pelos seus irmãos, que a alvejaram e depois queimaram o seu corpo, num suposto crime de honra, após à jovem ter fugido de casa com a intenção de se casar, informou a imprensa local.
O crime aconteceu quando a menina de 17 anos, chamada Devendri, regressou a casa, na cidade de Sabapur, no estado de Uttar Pradesh (norte do país), após ter fugido no sábado, disse uma fonte policial à agência “PTI”. A jovem morreu após ter sido baleada pelos seus três irmãos, que depois queimaram o corpo, sem que ninguém da sua família denunciasse o ocorrido.
Após tomar conhecimendo do crime, foi a polícia que abriu uma investigação e deu início à busca pelos familiares. No rígido e hierárquico sistema hindu de castas, muito forte ainda nas zonas rurais, a tradição manda que o casamento seja arranjado pelas famílias dos jovens a casar, e levam em conta considerações tanto sociais como económicas ou religiosas.
Um casamento entre pessoas de castas diferentes, ou a simples fase inicial de namoro, costuma trazer o repúdio dos familiares do casal, uma oposição cujo extremo se manifesta nos chamados “crimes de honra”, para recuperar a honra perdida. Embora não existam dados oficiais sobre o número de “crimes de honra” que se cometem anualmente na Índia, a Associação de Mulheres Democráticas situa-os em cerca de mil.