Os ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vão discutir o nível dos preços para fixar a produção do cartel na próxima reunião de 28 de maio em Viena, indicou nesta quinta-feira o chefe da delegação líbia, Choukri Ghanem.
“Vamos esperar para ver se o que está acontecendo no mercado é uma tendência (duradoura) se teremos melhora dos preços ou se eles vão voltar a cair”, afirmou Chokri Ghanem, presidente da Companhia nacional do petróleo, que exerce as funções de ministro do Petróleo, por telefone à AFP. Ele acrescentou que “o mercado se caracterizou nos últimos dias por uma forte volatilidade e que o estado dos preços seria crucial no momento da reunião”.
Passados de um recorde absoluto de 147,50 dólares em julho passado a 32,40 dólares em dezembro, os preços do petróleo começaram a se recuperar no início do ano. O movimento se acelerou nas últimas três semanas e os preços passaram quarta-feira dos 62 dólares pela primeira vez em seis meses.
A Opep tem uma reunião extraordinária quinta-feira dia 28 maio de Viena, durante a qual garantirá que sua oferta responde bem à demanda.