Pelo menos 63 pessoas morreram e 80 ficaram feridas em um acidente de comboio na província de Katanga, na República Democrática do Congo, disse um ministro provincial nesta quarta-feira.
O acidente envolveu um comboio de carga que também levava pessoas perto de Likasi, cidade mineradora entre Lubumbashi e Kolwezi, no sudeste do país, rico em cobre e cobalto.
O ministro do Interior de Katanga, Dikanga Kazadi, afirmou que “o comboio ia muito rápido, o motorista se deparou com uma curva e teve que travar de repente, levando ao acidente”.
Uma testemunha disse ter contado 37 corpos no local. “Havia duas locomotivas e dois vagões tombados”, afirmou a fonte à Reuters, pedindo anonimato.
A infraestrutura do Congo está em frangalhos depois de décadas de negligência e conflitos, e as pessoas sofrem para viajar pela vasta nação, que tem a extensão aproximada do Leste Europeu. Mais de cem pessoas foram mortas em um acidente em 2007 envolvendo passageiros que viajavam a bordo de um comboio de carga na província de Kasai Ocidential.
