O Inter, que desde sábado tem assegurado o título de campeão da Itália de 2008-2009, goleou por 3-0 o Siena diante de seus 80.000 tifosi que tomaram o estádio de San Siro neste domingo, para comemorar o quarto ‘Scudetto’ consecutivo, o 17º de sua história.
Inter e Siena foi o choque que encerrou a jornada, e dos donos da casa encontraram alguma dificuldade para controlar a partida, tanto que seu primeiro golo só apareceu no final da primeira parte, aos 44 minutos por intermédio do argentino Esteban Cambiasso.
No segundo tempo vieram os outros dois. O juvenil de origem ganesa Mario Balotelli fez o segundo (52 minutos) e o sueco Zlatan Ibrahimovic (76), o terceiro que fecho a goleada. Os ‘nerazzurri’ não acusaram o cansaço de uma noite curta após ganhar o ‘Scudetto’ graças à derrota do Milan por 2-1 para o Udinese no sábado. Com este resultado o Inter ficou com uma vantagem e sete pontos sobre o arquirrival a duas jornadas do término desta temporada e já não pode mais ser alcançado.
Os jogadores, reunidos no centro de treino, quiseram ir até a ‘piazza’ Duomo, no centro de Milão para comemorar com a torcida. A princípio o técnico português José Mourinho rejeitou a idéia dos jogadores, mas depois cedeu. “Estava um pouco indeciso”, contou Mourinho neste domingo. “Não queria passar a noite fora festejando. Mas os jogadores insistiram explicando que tínhamos trabalhado durante dez longos meses para viver esse momento. Está certo e ao final lhes dei razão. Nós merecíamos comemorar este título”, acrescentou.
Noutros jogos da jornada, o Juventus empatou por 2-2 com o Atalanta (11º) em casa, e vê a Fiorentina aproximar-se de sua terceira posição, graça a sua vitória por 1-0 sobre a Sampdoria (12º) com o 19º golo da temporada de Alberto Gilardino. Agora apenas um ponto separa o Juventus da Fiorentina (68-67), que quer a terceira colocação de acesso direto à próxima Liga dos Campeões, enquanto o quarto tem de disputar as etapas preliminares.
No estádio Olímpico de Turim não havia ninguém nas arquibancadas por causa da sanção imposta ao Juventus pela justiça desportiva devido ao comportamento de sua torcida, que entoou cânticos racistas contra o jovem atacante do Inter de Milão, Mario Balotelli, italiano de origem ganesa, em abril passado.
Dois minutos depois de iniciada a partida, os visitantes abriram o marcador por intermédio de Luca Cigarini, mas os ‘bianconeri’ conseguiram empatar ainda no primeiro tempo, graças a Vincenzo Iaquinta (26). Ainda no primeiro tempo, Cristiano Zanetti anotou o segundo tento dos anfitriões (36), mas o argentino Maximiliano Pellegrino conseguiu empatar no último minuto (44).
Resultados da 36ª jornada:
Reggina – Cagliari 2 – 1
Palermo – Lazio 2 – 0
Genoa – Chievo 2 – 2
Napoli – Torino 1 – 2
Bologna – Lecce 2 – 1
Juventus – Atalanta 2 – 2
Fiorentina – Sampdoria 1 – 0
Inter – Siena 3 – 0
Roma – Catania 4 – 3
Udinese – Milan 2 – 1